Mobilidade Sustentável

Vários fatores fazem do sistema de bicicletas compartilhadas do Campus Fernando Costa um conjunto sustentável.

Começando pelo novo trecho da ciclovia. O material da mesma é fresa de asfalto, uma sobra da manutenção de rodovias doado à PUSP-FC pela Concessionária Arteris.

A estação e as bicicletas do sistema de compartilhamento foram adquiridas com verba da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA). O sistema foi pensado como meio de transporte alternativo para acesso à entrada das trilhas ecológicas localizadas próximas às áreas de Reservas Ecológicas do Campus.

Os paraciclos espalhados pelo Campus foram adquiridos com verba de multas ambientais do convenio entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a PUSP-FC . Lembrando que numa segunda fase do projeto Vamos de Bike – Mobilidade sustentável e educação ambiental nas trilhas ecológicas do Campus, pretende-se estender o benefício de uso das bicicletas compartilhadas à comunidade externa.

Mais recentemente, recebemos a doação da iluminação solar (60 postes) desse trecho da ciclovia através da Prefeitura do Campus USP da Capital (PUSP-C). Estes postes estavam instalados na raia olímpica da PUSP-C. Os mesmos tornaram-se desnecessários quando um novo sistema de iluminação na marginal Pinheiros supriu as necessidades de iluminação do local.