Restauração da Reserva Ecológica do Campus USP de Pirassununga

– No dia da árvore

Foi iniciado no período de 2015-16 o plantio de 12.613 mudas nativas em 5,045 hectares de área legalmente protegida na Universidade de São Paulo, Campus de Pirassununga.
É uma atividade de plantio compensatório da Prefeitura do Campus USP de Pirassununga (PUSP-P) em parceria com a empresa Intervias/Arteris. O plantio será implantado em Áreas de Preservação Permanente – APP de diversos cursos d’água e adjacentes, contribuintes da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu.
As áreas de restauração podem ser observadas no mapa abaixo.  Será incluída também a área disponível (verde escuro) da Lagoa da Santa Fé, nas áreas previstas (verde claro) para o reflorestamento 2015-16.

image-50-600x419

A metodologia de restauração ecológica a ser utilizada será de implantação de reflorestamento heterogêneo com espécies arbóreas nativas, em espaçamento uniforme das 12.613 mudas distribuídas aleatoriamente em relação à espécie e sistematicamente quanto ao grupo ecológico (pioneira e não-pioneira), em espaçamento 2×2 m (4m²/planta), visando acelerar o fechamento das copas e sombreamento do solo, para coibir o crescimento da vegetação rasteira.

image-81

Ressalta-se que as áreas a serem reflorestadas serão completamente cercadas com estrutura para gado, com exceção dos limites com o corpo d’água, delimitando a área em recuperação ambiental. O cercamento padrão para gado (mourões de madeira e seis fios) será realocado, quando existente, e implantado com material da PUSP-P e, em ambos os casos, com mão-de-obra da empresa contratada para o plantio.