Campus

O Campus Fernando Costa é o maior dos campi da USP em extensão territorial, com 2.268.033 hectares, dividido pela rodovia Anhanguera entre os quilômetros 211 e 218. Está instalado na cidade de Pirassununga cuja população estimada é 75 mil habitantes segundo o último senso do IBGE, distanciada cerca de 210 quilômetros da capital paulista.

cacará - Rodrigo Pereira

Cacará – Rodrigo Pereira

Possui grande biodiversidade da fauna e flora, são aproximadamente 202 espécies de aves e 20 espécies de mamíferos e répteis, além de possuir um exemplar do Cerrado com todas suas características mais marcantes.

Na realidade o Campus é uma zona rural que em 1945 iniciou suas atividades como Escola Prática de Agricultura Fernando Costa. Recentemente o Campus sofreu alteração do seu nome. Seu atual nome presta homenagem a Fernando de Souza Costa quem contribuiu para a agricultura e indústria tanto de Pirassununga, sendo nomeado Prefeito em 1912, como para a federação, sendo reeleito inúmeras vezes após 1918 quando foi sua primeira candidatura para deputado federal.

escola Prática

Escola de Prática de Agricultura Fernando Costa – Década de 40

Em outubro de 1989 a Escola Prática de Agricultura Fernando Costa integrou-se à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e tornou-se Campus da USP.

Atualmente o Campus conta com quatro cursos oferecidos integralmente no campus pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) e em regime parcial pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Os cursos integrais são engenharia de alimentos (noturno e diurno), engenharia de biossistemas (primeiro na América Latina), medicina veterinária e zootecnia. O curso de medicina veterinária oferecido pela FMVZ têm algumas das suas disciplinas no Campus, porém a maior parte das atividades é realizada no Campus USP da Capital.

Hoje o Campus oferece à sociedade serviços de alta qualidade na área de produção animal e alimentos, além de ensino, pesquisa e extensão. Estes serviços estão fortemente ligados ao agronegócio brasileiro, especialmente no Estado de São Paulo contribuindo decisivamente ao crescimento deste setor.

predio central

Fachada Prédio Central

Atualmente o Campus engloba as seguintes unidades:

 

Prefeitura do Campus USP Fernando Costa – PUSP-FC

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos-FZEA

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia-FMVZ